quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cadê a Juventude?



Aimorés é um município do leste mineiro e encontra-se na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Possui uma população de 24.969 habitantes de acordo com censo realizado pelo IBGE (2010).
A cidade de Aimorés é uma típica cidade do interior mineiro, possuindo uma
população de hábitos simples e uma cultura rica, porém falta nesta pacata
cidade atividades que atraiam olhares de visitantes e até mesmo da população que aqui reside.

O grupo *Junta aí* (http://juntaaii.blogspot.com/) realizou uma pequena pesquisa entre a juventude aimoreense para saber na opinião dos jovens o que mais falta em nossa cidade, foi aplicado um questionário com perguntas simples para reconhecer perfil do entrevistado e suas opiniões.
1- Nome:
2- Idade:
3- Reside em Aimorés desde quando?
4- Caso já tenha morado em outra cidade: Do que sente mais falta?
5- Estuda?
6- Trabalha? Onde?
7- Participa de algum movimento jovem?
8- Tem participação política ativa de alguma forma?
9- O que mais falta para o jovem Aimoreense?
10- Já se organizou para "requerer" alguma beneficio coletivo e não foi atendido?
11- Qual?Acha que falta união da juventude para movimentar a cidade?
12- O que você estaria disposto a fazer para ajudar a melhorar a vida da juventude
da cidade? (suas idéias)
13- Em sua opinião qual a opção de lazer gostaria de ver em nossa cidade?
14- Pratica algum esporte? Qual? Tem facilidade para praticá-lo em nossa cidade?
15- Relate um ou mais pontos Fortes e Fracos de nossa cidade.
16- Faça um comentário ou acrescente alguma questão que gostaria de responder.
O questionário foi enviado via e-mail para os jovens que foram escolhidos aleatoriamente por redes sociais, após termos acesso aos resultados da pesquisa pôde-se observar que em sua grande maioria os jovens
não participam de nenhum movimento jovem da cidade, alguns se justificam pela falta de convite ou mesmo de divulgação dos movimentos,
No item 09 em que os jovens foram questionados sobre “O que mais falta para o jovem Aimoreense?” as respostas tiveram o mesmo seguimento: em 1º lugar foi citado a falta de locais para a prática de esportes e a falta de incentivo por parte das autoridades para essa prática, em 2º lugar citou-se a
falta de investimento na cultura local, de acordo com alguns entrevistados a cultura da cidade não
é devidamente valorizada pela população e pelos órgãos responsáveis pelo incentivo cultural (realização de festivais de música com bandas locais, teatros, etc.), em 3º lugar foi apontada a falta de entidades que qualifiquem os jovens para o mercado profissional e a falta de empregos na cidade uma vez que o mercado de trabalho gira em torno do comércio não oferecendo assim diversificação de oportunidades e áreas de atuação.
Ao serem questionados sobre a falta de organização e união da juventude houve unanimidade das res
postas, todos os jovens opinaram que há falta de união e organização da juventude muitas vezes isso é ocasionada pela falta de uma liderança jovem local, porém todos os entrevistados se mostraram dispostos a atuar em algum movimento que defenda aos interesses coletivos da cidade.
Ao opinarem a respeito de qual a opção de lazer seria ideal para a cidade as respostas foram:
· Quadras de esporte
· Melhoramento e maior investimento na pista de Skate
· Academias ao ar livre
· Organização de atividades físicas (pequenas competições, caminhadas, etc)
Porém um jovem fez a observação de que não adianta haver opções de lazer se os jovens não estiverem dispostos a fazer o uso e incentivar a população em geral a utilizar-se destas opções.
Em sua maioria os jovens não praticam nenhum esporte e ao final da entrevista quando citaram os pontos “fracos” e “fortes” de nossa cidade os pontos fortes citados foram à tranqüilidade, o baixo custo de vida, a organização e limpeza da cidade. Os pontos fracos foram o descaso para com a juventude, a falta de emprego e a impunidade para infratores.
Um dos jovens utilizou o questionário para relatar o preconceito sofrido pelos indivíduos que praticam skatismo na cidade, uma vez que a população não vê essa prática com bons olhos, relatou também a dificuldade em ser atendido ao solicitarem a troca de lâmpadas queimadas na pista de skate local, não obtendo resposta das autoridades competentes.
Após analisar todas as respostar percebe-se que a juventude aimoreense passa por uma fase de dispersão, uma vez que não há nenhuma atividade em grupo que realmente atraia os jovens.
A pesquisa realizada abrangeu um pequena porcentagem dos jovens, o grupo tem o intuito de realizar uma pesquisa mais detalhada e abranger uma quantidade maior de jovens e a partir daí se organizar para inspirado nas idéias da juventude local promover atividades que atendam as necessidades da população.




Um comentário: